A nossa equipe é composta por pernambucanos amantes da cultura popular


Salatiel Cícero - Coordenador

Salatiel Cícero, 31 anos, negro, periférico, é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Uninassau – Recife (2015). Possui pós-graduação em Assessoria de Imprensa e Comunicação Institucional pela Faculdade Estácio de Sá.

Desde 2012 é Produtor Cultural habilitado pela Fundarpe, com vários projetos culturais aprovados em editais do Funcultura. Há cerca de uma década é assessor de comunicação e imprensa do Festival Canavial, evento ligado à valorização da cultura popular na Zona da Mata Norte do Estado.

Já entre os anos de 2009 a 2016, foi apresentador e produtor do programa de rádio Engenho dos Maracatus, do Ponto de Cultura Engenho dos Maracatus, ligado à Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam). Também fez produção artística do Maracatu de Baque Feminino Coração Nazareno, da Amunam, como ensaio fotográfico, produção de shows, aulas-espetáculos, entre outros.

Em 2009, passou a integrar a rede de produtores culturais da Zona da Mata, por meio do Movimento Canavial, onde tem atuado na área de assessoramento e consultoria em comunicação de imprensa para grupos, projetos e organizações ligadas à cultura popular da região e no estado.

Entre os anos de 2014 a 2016, ocupou o cargo de assessor de imprensa da Prefeitura de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte. Já durante os anos de 2006 a 2020, integrou a equipe da Gerência Geral de Rádio e Televisão (GGRTV), da Prefeitura do Recife, na função de radiojornalista. Em 2020, concluiu os cursos de Jornalismo Local Sustentável e de Reestruturação do Jornalismo Local, pela Associação de Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji. Além da inserção no jornalismo cultural, Salatiel Cícero, durante cerca de sete anos, foi apresentador, produtor de programas informativos na Rádio Comunitária Alternativa FM - 98, 5MHz, de Nazaré da Mata, ligada à Amunam. Em cinco anos de atuação no jornalismo profissional, fez coberturas de vários eventos, a exemplo de festivais, eleições municipais e festividades do ciclo cultural pernambucano: Carnaval e São João.

Eita, que esse nosso coordenador é sabido, né não? Ele comanda a nossa equipe e dá as diretrizes para que tudo saia bem bonito para vocês!!

Josi Marinho - Produtora

Josi Marinho é carpinense, jornalista, produtora cultural e escritora.

Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Joaquim Nabuco. Atua há 10 anos na produção de programas de rádio e webtv, gerenciamento de redes sociais e sites, desenvolvimento de projetos e na elaboração de matérias para o impresso e online; além da parte técnica com edição de áudio, transmissão de lives e desenvolvimento de conteúdos gráficos.

Participou como Assessora de Imprensa do Festival de Cinema de Carpina. Trabalhou ainda como comunicadora popular, pela Articulação Semi Árido- ASA, na produção de matérias, assessoria de imprensa, fotografias, gravações para programa de rádio e elaboração de releases.

Na Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais (COOPAGEL) trabalhou como Comunicadora Popular desenvolveu atividades a fins na área de assessoria de imprensa e produção de informativos, releases e matérias diversas.

Na empresa Jornal Voz do Planalto, com sede na cidade de Carpina, presta serviços na função de Jornalista e realiza a produção de reportagens em diferentes editorias. Na Rádio Naza FM 91.1, com sede na cidade de Nazaré da Mata, atua como produtora para os programas de notícia.

No ano de 2018 publicou o livro “Carpina- Terra do Leão do Norte”, pela CEPE, em coautoria com Sivaldo Venerando e Paulo Ferreira. A obra narra mais de três séculos de história do município de Carpina. O conteúdo contempla toda a evolução do povoado, vila e finalmente cidade.

Essa nossa produtora é demais!! É ela quem cuida das nossas entrevistas e do contato com nossos entrevistados. Ela investiga tudo para a gente contar as melhores histórias para vocês!!!

Klauber Souza - Roteirista

Klauber Souza, 25 anos, é estudante de Publicidade e Propaganda pela Uninassau e de cinema pela Souarte Brasil.

Além disso, ele descobriu sua verdadeira paixão pelas artes cênicas e é estudante de teatro da Hiperion Escola de Artes.

Na busca por explorar a sua paixão nas artes cênicas, participou do Grupo teatral João Teimoso em Recife-PE e do projeto “Pernambuco de Grandes Dramaturgos – Transformando-os para a cena teatral” em Igarassu – PE.

Em meio aos desafios impostos pela pandemia da COVID, ele resistiu fazendo arte e não parou. Participou do Workshop Elementos cinematográficos pela Avmakers e participou da oficina Verdade Cênica pela escola online Guaralhufa.

A sua paixão pelo teatro, bem como pela música e dança o deixam inquieto, fazendo buscar por oportunidades que juntam tudo numa coisa só! Ele cursou teatro musical na Lalu Academia de Artes e apresentou o Musical Hairspray.

A arte o faz ir muito longe, buscar novos caminhos e conhecer novas pessoas. Para ele, construir conexões é a chave para evoluir!

Nos palcos dos teatros de Recife, ele ainda atuou nas peças “Aos vivos”, uma coletânea dramatúrgica de Marcus di Bello, “O Rato no Muro”, de Hilda Hilst, e “Paradise”, uma compilação de textos de Tennessee Williams.

Todos os personagens que ele já interpretou deixam marcas em sua vida, trazendo aprendizados que o inspiram na vida e na arte. Com toda essa bagagem, pegou papel e caneta, usou sua imaginação e começou a escrever para o público infantil.

Foi roteirista da peça “Somos mais que digitais”, que foi interpretada por alunos da Escola Internacional de Carpina. A peça resgata vários clássicos infantis e revela às crianças o mundo mágico da leitura.

Também foi roteirista da peça “Somos livres”, interpretada pelos alunos da mesma escola. A peça abordou a necessidade humana de se libertar de tudo que nos faz escravos, como a avareza, o trabalho exagerado, uso de redes sociais, o consumismo, entre outros aspectos da vida moderna.

No mundo dos roteiros, hoje ele se realiza como roteirista do Podcast Brinquedos Populares. Falar sobre nossa cultura pernambucana é muito importante e escrever para deixar tudo isso registrado é um grande passo!

Gedson Pontes - Editor de áudio

Gedson Pontes é jornalista formado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau.

Atualmente é repórter da TV Tribuna, afiliada Band em Pernambuco.

Atua há 10 anos na produção de jornais e programas de entrevistas jornalísticas.

Tem passagens pelas emissoras de TV: Rede Brasil de Comunicação/Rede Estação e TV Jornal/SBT.

Fora do ambiente televisivo, trabalha com gerenciamento de redes sociais, é roteirista e editor de podcasts.

O nosso editor é pra lá de criativo!! É @gedsonpontes quem costura as nossas histórias com as entrevistas dos nossos brincantes. É ele quem anima os nossos episódios com sons e muita alegria!!!

Cris Xavier - Apresentadora

Crislaine Xavier é bióloga, mestra em Biologia Celular e Molecular e doutora em Genética, a ciência da hereditariedade!

Poucos a chamam de Crislaine e depois que ela percebeu que até pessoas recém conhecidas a chamavam de Cris, mesmo ela se apresentando como Crislaine, ela adotou o “Cris Xavier” como nome artístico.

No seu DNA, ela carrega as marcas do nosso povo nordestino, mais especificamente da zona da mata pernambucana!

Natural de Nazaré da Mata, Cris começou o seu despertar artístico após resgatar a sua criança interior, que sempre quis ser artista, além de cientista! No embalo deste devaneio, Cris elegeu o bordado manual como forma de expressão artística e incorporou temas da cultura nordestina aos seus bordados.

Amante da cultura nordestina em suas mais diversas nuances como a música, dança, artesanato, culinária... Cris se realiza sendo narradora de podcasts sobre a cultura popular pernambucana!

Cris é a apresentadora do Podcast Brinquedos Populares e já deu voz a outro importante podcast que exalta a nossa cultura pernambucana, o Podcast Nossa História Nossa Memória, que você pode conferir através do @podcastnossahistoria.

Muita gente fala que a voz dela é rouca, fofa, doce... encantadora! Ela nem imaginava isso... até se ouvir nos podcasts e conseguir se emocionar ouvindo as lindas histórias que ela mesma narrou!