Ciranda

Entrevistado: Josivaldo Caboclo

Chegamos ao final da nossa temporada sobre os brinquedos populares da zona da mata de Pernambuco! Está no ar o nosso oitavo episódio, no qual falamos sobre a Ciranda!


A Ciranda é uma grande dança de roda, que surgiu lá no século XVIII aqui em Pernambuco. Desde o ano passado, 2021, a ciranda é considerada um patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto Do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


Foi no cenário das nossas lindas praias pernambucanas que que há muito tempo, homens e mulheres dançavam juntos de mãos dadas formando grandes círculos. Nesse tempo, quem dançava ciranda eram principalmente os trabalhadores rurais, pescadores e operários de construções, que além de dançar na beira do mar, dançavam também nas ruas e nos terreiros.


A ciranda se espalhou pela zona da mata e hoje dançamos ciranda em cada cantinho do nosso estado. A ciranda é uma dança democrática e em todos os momentos em que a gente dança ciranda a gente celebra a vida!


Neste episódio, visitamos a cidade de Lagoa de Itaenga (PE), tivemos a honra de conversar com Josivaldo Caboclo, que contou pra gente que a ciranda representa muito mais do que um ritmo cultural.

A Ciranda é de todos nós!!


Na ciranda a gente se une, dá as mãos e forma uma roda. No ritmo da música e dos versos do mestre, a gente dança assim: com o pé direito batendo bem forte no chão à frente e o esquerdo batendo atrás. A cada passo a gente se move um pouquinho para o lado e assim a gente vai girando a roda! Todo mundo junto! É muito gostoso dançar ciranda! E o corpo todo se mexe! A gente balança os ombros de leve e às vezes imita até o balançar das ondas!

Mas olha só!! Não pode esquecer o sorriso no rosto! Porque esse brinquedo popular é alegria e diversão para todos: adultos e crianças!


É praticamente impossível dançar ciranda sem sorrir, minha gente!!

E sempre cabe mais uma pessoa na roda! Na ciranda não existe preconceito, todos são bem-vindos!!


Então bora cirandar? No nosso episódio de número 8, contamos a história da ciranda e conversamos com o Josivaldo Caboclo, que é mestre cirandeiro e contou pra gente o que é ciranda para ele, além de suas memórias com a ciranda, já que desde criança ele via a ciranda bem de pertinho.


Nas fotos, você vê Josivaldo ao lado do seu pai, Bio Caboclo, um grande poeta cirandeiro, e Lia de Itamaracá, a rainha da ciranda.


No nosso oitavo episódio, Josivaldo Caboclo contou sobre as lembranças que ele carrega da ciranda desde criança e nos ajudou a contar a história desse brinquedo popular que é só alegria!


Ouça o nosso episódio sobre o Maracatu Rural!


Clique aqui e ouça no Youtube!


Ou clique aqui e escolha a sua plataforma de áudio favorita!