No nosso quarto episódio nós contamos a história do Maracatu Rural!!
O Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Esse brinquedo popular surgiu entre fins do século XIX e início do século XX, em engenhos de Pernambuco, e tem como fundadores os trabalhadores rurais, especialmente os trabalhadores do canavial, cortadores de cana-de-açúcar. Apesar disso, o Maracatu Rural é uma tradição muito rica, que agrega influências do nosso povo indígena, do povo negro escravizado e do europeu colonizador.
Neste episódio, nós visitamos Nazaré da Mata (PE), cidade reconhecida como a Capital Estadual do Maracatu Rural, e conversamos com o Mestre Barachinha, que atualmente assume o apito no Maracatu Rural Estrela Dourada de Buenos Aires (PE), cidade vizinha à Nazaré.
O Maracatu rural é um brinquedo popular muito bonito que exibe muitas cores e movimentos. Para os brincantes, o Maracatu é mais que uma brincadeira, é uma herança secular, motivo de muito orgulho e admiração.
Essa nossa encantadora manifestação cultural surgiu há muito, muito tempo!!! Os mais antigos maracatus foram criados entre fins do século XIX e início do século XX em engenhos de Pernambuco e têm como fundadores trabalhadores rurais, principalmente os cortadores de cana-de-açúcar.
O personagem mais conhecido do maracatu rural é, sem dúvidas, o caboclo de lança. Mas existem muitos outros, como por exemplo a catita, reis e rainhas, arreimá, luminista, dama de passo, valete, índias, princesa, príncipe entre outros.
No nosso quarto episódio, o mestre Barachinha nos contou o que é ser mestre de maracatu e muitas outras curiosidades. A história do Maracatu Rural é muito rica! Então não perde tempo...
Ouça o nosso episódio sobre o Maracatu Rural!
Clique aqui e ouça no Youtube!
Ou clique aqui e escolha a sua plataforma de áudio favorita!