Caboclinho

Entrevistada Geane Ferreira

No nosso terceiro episódio, nós contamos a história do Caboclinho! Você conhece?


O Caboclinho é uma brincadeira da nossa cultura popular, que foi reconhecida 2016 como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por ser uma tradição centenária presente, principalmente, no carnaval pernambucano.


Neste episódio contamos com a ajuda da mestra Geane Gonçalves Ferreira, que é mestra do Caboclinho União Sete Flechas de Goiana, cidade do litoral Pernambucano. Este grupo é tão importante para o nosso estado que possui o reconhecimento de patrimônio vivo de Pernambuco!


O caboclinho é uma manifestação cultural muito rica em cores e sons!


O Caboclinho é um brinquedo popular que surgiu no final do século XIX.


Especialmente no carnaval pernambucano, os brincantes do caboclinho se vestem com roupas cheias de penas e brilho, inspirados nas vestimentas indígenas. Eles dançam de uma forma única!! Se abaixam, levantam, pulam e correm. Fazem todos esses passos de forma bem rápida ao som do ritmo único e inconfundível do Caboclinho!


Durante a manobra, os brincantes geralmente se organizam em duas filas. Cada um segura uma “preaca” que é um adereço em forma de arco e flecha, que enfeita os caboclinhos e também funciona como instrumento musical. A música possui um som especial, porque alguns instrumentos utilizados existem somente no Caboclinho, assim como os ritmos e as melodias das músicas.


Apesar de algumas características do Caboclinho serem encontradas na maioria dos grupos, eles se diferem muito de uma região para outra. É que que eles soltam a criatividade e criam danças, adereços e formações musicais com características únicas de cada grupo.

No nosso 3º episódio nós compartilhamos muito mais informações sobre este brinquedo popular tão lindo!


Ouça o nosso episódio sobre o Caboclinho!


Clique aqui e ouça no Youtube!


Ou clique aqui e escolha a sua plataforma de áudio favorita!