Coco de Roda

Entrevistado Régis Arruda

No nosso segundo episódio, nós aprendemos histórias e curiosidades sobre o Coco de roda, uma tradição antiga considerada que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de alguns estados do nordeste.

Quem nos ajudou a contar esta história é Regis Arruda, um brincante do Coco da Mata de Nazaré da Mata, uma cidade da Zona da Mata de Pernambuco.

Mas, você conhece o Coco de Roda e onde foi que ele surgiu?

O coco de roda é um brinquedo popular que se originou nas grandes fazendas de cana-de-açúcar e foi levado para os quilombos, que são comunidades formadas pelo povo negro que fugia da escravidão.


Conta a história que o ritmo do coco teve origem no trabalho dos tiradores de coco! Da batida da casca do coco seco, conhecida como quenga, surgiu a batida do coco de roda!


A brincadeira mistura a cultura do povo negro e dos indígenas. O resultado é uma dança muito rica em poesia, ritmo, cores e movimentos.


Crianças e adultos brincam em uma grande roda, na qual cada um escolhe seu par e dança conforme o ritmo dos versos que o tirador canta e improvisa no meio da roda.


No segundo episódio do nosso podcast, nós conversamos com o brincante Régis Arruda do grupo Coco da Mata, fundado em 2015 em Nazaré da Mata, cidade da zona da mata de Pernambuco.

Nesta imagem, da esquerda para a direita, você vê o mestre (ou tirador) e cada componente do grupo, que toca os seguintes instrumentos: ganzá ou mineiro, flauta transversal, caixa ou tarol, “poica” ou “suína” e, por último, o bombo.

Régis Arruda nos contou que, genuinamente, na brincadeira do coco em Nazaré da Mata são usados apenas três instrumentos. São eles: a caixa, o bombo e o mineiro.


Mas, o Coco da Mata inovou e incluiu outros instrumentos fazendo um som diferente e único!!


A cultura é viva!


Viva a nossa cultura pernambucana!

Conheça ainda mais sobre o Coco de roda ouvindo o nosso podcast!


Ouça o nosso episódio sobre o Coco de Roda!


Clique aqui e ouça no Youtube!


Ou clique aqui e escolha a sua plataforma de áudio favorita!