Bumba Meu Boi

Entrevistado Jaildo Carreiro

Está no ar o primeiro podcast infantil sobre cultura popular pernambucana!!

No nosso primeiro episódio nós aprendemos histórias e curiosidades sobre o Bumba meu boi, uma tradição antiga considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


Quem nos ajudou a contar esta história foi o senhor Jaildo Carreiro, um brincante do Boi Charuto de Buenos Aires, uma cidade da Zona da Mata de Pernambuco.


Mas vem cá, você conhece os personagens do Bumba Meu Boi?


Nós falamos de alguns personagens no nosso episódio e vamos trazer aqui alguns personagens do Boi Charuto!!


Sim!! Aquele mesmo que nós conhecemos no primeiro episódio do nosso podcast!


O boi! Ele é a estrela da festa! Todo colorido e dançante! Ele é muito bonito, não é? Explicamos bem direitinho do que ele é feito no nosso episódio.


Mateus, Catirina e Bastião. Estes são personagens bastante conhecidos! Eles são contratados pelo capitão para cuidar do seu boi, além de cuidar e receber os convidados da festa. Eles apresentam os demais personagens e bichos do bailado, cantam e dançam de forma engraçada e divertida.

A percussão é formada por bombos ou surdos, agogô ou gonguê, cuíca ou poica, mineiro ou ganzá, tarol ou caixa. Todos são elementos da cultura popular nordestina. Na foto, da esquerda para a direita, temos os tocadores do gonguê, do bombo, da cuíca, do tarol e do mineiro.

O grupo de galantes faz a alegria da festa! O grupo é composto de um capitão dos arcos, os arrelequim ou galantes (que fazem parte do cavalo marinho e foram introduzidos na brincadeira do Boi Charuto) e duas damas, que são meninos vestidos de meninas. A função desse grupo é alegrar a festa do boi, fazendo a dança dos arcos.

A sinhazinha é a dona do boi. Olha como ela é chic!! O mestre é quem canta as loas. No Boi Charuto, o próprio capitão pode ocupar a função de mestre, assim como no caso desta foto. Mas, os dois personagens podem existir na mesma apresentação.

As personagens femininas que compõem a brincadeira junto com a Sinhazinha (vestido azul). Elas são: a pastorinha (vestido rosa) e as floristas (vestidos vermelhos). Elas embelezam toda a festa!!

As burrinhas são feitas de madeira e chitão. Na brincadeira, a burrinha é contratada pelo capitão (fazendeiro) para procurar o boi, já que Mateus, depois de ter tirado a língua do Boi, o esconde por medo do capitão. O toureiro fica brincando com o boi.

Gostou de conhecer mais sobre o Boi Charuto?


Ouça o nosso episódio sobre o Bumba Meu Boi!


Clique aqui e ouça no Youtube!


Ou clique aqui e escolha a sua plataforma de áudio favorita!