Fandango

Entrevistado: Valmir do Coco

No nosso sexto episódio falamos sobre o Fandango, que é um brinquedo popular muito antigo!!

Os livros contam que ele veio lá da Europa. Espanha ou Portugal, não se sabe ao certo. Sabemos que a brincadeira chegou a bordo de grandes navios.


Alguns livros contam que o Fandango veio do costume dos marinheiros de imaginar histórias e fazer de conta que elas aconteciam de verdade, como no teatro. Mas também tem a história de que ele chegou aqui como uma dança na qual se dançava em pares.


A dança deu origem ao Fandango Caiçara, comum no Sul do Brasil.

Mas aqui no Nordeste, o nosso Fandango une dança e dramatização. Por aqui, o Fandango se apresenta como uma dramatização de histórias sobre as dificuldades e alegrias dos marinheiros e também sobre as lutas entre cristãos e não cristãos, conhecidos como mouros. As histórias acontecem a bordo de um navio ao som de uma orquestra, geralmente composta somente de instrumentos de cordas como o violão e a rabeca.


Mas a nossa cultura é viva e em cada cantinho do nosso Nordeste, a brincadeira é chamada de um jeito e cada grupo possui características um pouco diferentes.


Isso e muito mais nós contamos no nosso sexto episódio, no qual contamos com a participação do multiartista Valmir Severino, conhecido como Valmir do Coco, de Nazaré da Mata (PE), um multiartista pernambucano que vive a nossa cultura!!

O Fandango aqui no nordeste é um brinquedo popular que une dança e dramatização.

Existem 27 personagens no Fandango, mas a participação deles varia dependendo dos grupos. Nem sempre todos estão presentes na brincadeira. Mas deixa eu te contar...


A parte engraçada da história fica com o Laurindo, o Ração e o Vassoura!!


O Laurindo é o mensageiro do navio, responsável por entregar mensagens na cidade quando o navio aporta. Só que ele é muito atrapalhado e costuma trocar as encomendas que o capitão pede pra ele entregar. Imagina a confusão!!


O Ração é o responsável pela comida dos tripulantes e o Vassoura pela limpeza do navio. Mas esses dois juntos... Fazem a graça no navio! Eles vivem entre brigas espalhafatosas, declamando versos, caindo e escorregando.


Ah! O Vassoura é até chamado de palhaço às vezes!! Ele é tão engraçado, que até quanto está sozinho consegue fazer a graça da brincadeira!!


Durante a apresentação, os brincantes desfilam pelas ruas cantando e dançando. Alguns movimentos lembram o balançar do navio... E tem até alguns grupos que desfilam com um navio bem grande!!




Várias histórias podem ser representadas na parte teatral da brincadeira e nós contamos uma delas no nosso 6º episódio!!

Nele, Valmir do Coco nos contou que há dois anos, ele recebeu a missão de resgatar a cultura do Fandango em Nazaré da Mata, que se apresenta sempre no dia 08 de dezembro, dia da padroeira da cidade Nossa Senhora da Conceição.

No nosso sexto episódio, resgatamos a história do Fandango e como ele é apresentado no nosso estado, Pernambuco! O episódio está uma preciosidade!


Ouça o nosso episódio sobre o Fandango!


Clique aqui e ouça no Youtube!


Ou clique aqui e escolha a sua plataforma de áudio favorita!